Sistema Fotovoltaico X Aluguel de Energia Solar: tudo que você e sua empresa precisam saber

Sistema Fotovoltaico X Aluguel de Energia Solar - Veja o que é preciso para instalar painéis solares na sua empresa e a diferença desta iniciativa para o aluguel de energia solar.
Sistema Fotovoltaico X Aluguel de Energia Solar - 

Se a sua empresa quer economizar na conta de luz e reduzir gastos, mas não sabe como, este artigo é para você. Aqui vamos explicar algumas diferenças entre a instalação de um Sistema Fotovoltaico e o Aluguel de Energia Solar fotovoltaica para que você possa decidir o que é mais vantajoso de acordo com a sua realidade. 

Primeiro, vamos analisar o que a sua empresa irá precisar na hora de instalar um sistema fotovoltaico. É importante ficar atento a alguns cuidados no processo de compra, instalação e escolha da tecnologia. Mesmo sendo feita no telhado, nem todos são adequados, já que o espaço disponível deve ser suficiente para uma boa eficiência do sistema.

Desta forma, é comum que o local precise de obras para fazer esta adaptação. Enquanto isso ocorre, já é possível começar a economizar imediatamente na conta de luz optando pelo aluguel de energia solar fotovoltaica. Ao alugar, sua empresa não necessita de investimentos, instalações, tecnologias nem obras.

Veja com detalhes outros requisitos fundamentais para instalar um sistema fotovoltaico na sua empresa.

Incidência solar

Como os painéis do sistema fotovoltaicos produzem energia até nos dias nublados, devido ao seu sistema, é preciso instalá-los em locais de alta incidência solar. Para isso é necessário uma pesquisa do local estratégico.

Altura e tamanho do telhado/facilidade de acesso

Espaços pequenos e altos aumentam a dificuldade de acesso. Isso influencia no processo de instalação do sistema fotovoltaico, gerando risco de segurança para os instaladores, o que pode afetar o custo. O ideal é contar com uma disponibilidade de espaço maior, com grande circulação de ar.

Além de facilitar o acesso dos instaladores, ter um espaço maior é importante para não superaquecer os painéis solares.

Tipo de superfície em que os painéis solares serão instalados

Os telhados muito inclinados e com telhas cerâmicas exigem uma maior dinâmica e habilidade dos instaladores. Ao contrário dos telhados metálicos e lajes, que facilitam o trabalho.

Condição da estrutura do local de instalação

Se os telhados da sua empresa são mais antigos, podem estar quebradiços. Neste caso, o melhor a se fazer é a substituição de telhas e uma impermeabilização mais rigorosa de forma a proteger a instalação do sistema fotovoltaico contra qualquer tipo de infiltração. Porém, seria mais um gasto.

Além disso, é muito importante a realização de um projeto estrutural que garanta  que o peso da estrutura de suporte e dos módulos fotovoltaicos estão adequados para a estrutura de sustentação do telhado. Muitos instaladores negligenciam este projeto e submetem seus clientes ao risco de perderem seu investimento.  Recorrentemente são divulgadas imagens de acidentes em sistemas fotovoltaicos envolvendo a estrutura do telhado ou vento elevado que arremessa os módulos fotovoltaicos. 

Quanto custa a instalação de um sistema fotovoltaico nas empresas?

O investimento para instalar este tipo de sistema fotovoltaico costuma ser mais alto. E, todos os itens anteriores influenciam no valor a ser cobrado. 

O custo final também depende do consumo de energia. Quanto maior for a demanda da empresa, maior terá de ser a potência do sistema fotovoltaico instalado. E, consequentemente, mais cara ficará a conta.

Por isso, somado ao preço das placas fotovoltaicas, é necessário avaliar o custo do projeto completo com investimentos, obras e adaptações. Para se ter uma ideia, um sistema solar com potência de 15 kWp (quilowatts-pico), suficiente para atender uma empresa com conta de luz de R$ 2 mil, pode custar perto de R$60 mil. 

E quanto à manutenção dos telhados solares?

A manutenção dos telhados solares é simples, tem custo baixo e deve ser feita periodicamente. Caso sejam identificados problemas nos painéis, como  arranhões, manchas, rachaduras ou indícios de quebra, a correção deve ser feita rapidamente evitando prejuízos maiores.

Como fazer?

Como o sistema tem vida útil longa, mais de 25 anos, é necessário o arquivamento de toda a documentação referente aos equipamentos e projetos de forma a facilitar qualquer tipo de manutenção que seja necessária no sistema. 

      A recomendação é a concentração de empresa especializada que realize a limpeza dos painéis e faça inspeção visual e térmica uma vez por ano.

      Em locais com mais poluição e menos chuva, de 6 em 6 meses. Quanto mais sujo, menos energia a placa fotovoltaica vai produzir.

      Sempre ocorrer qualquer intervenção em área próxima ao sistema fotovoltaico é recomendado o desligamento do sistema  como medida de segurança.

      Como o sistema tem vida útil longa, mais de 25 anos, é necessário o arquivamento de toda a documentação referente aos equipamentos e projetos de forma a facilitar qualquer tipo de manutenção que seja necessária no sistema.  

Posso fazer a instalação sozinho(a)?

Não. Há riscos que podem levar a fatalidade durante a instalação de um sistema fotovoltaico.

Além disso, é necessária a contratação de um Engenheiro ou técnico que se responsabilizará por meio de uma Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pela realização do projeto e  serviços. Desta forma, caso você não possua qualificação técnica para o mesmo, é mandatório a contratação de uma empresa especializada para realizar a instalação. 

Veja, por alto, a quantidade de equipamentos e estratégias utilizadas para a instalação. 

1 – Kit de Energia Solar: painéis solares, string box, cabos, conectores, inversor e estruturas de fixação.

2 – Processo de instalação: Projeto, Instalação e Homologação junto à distribuidora.

3 – Acessar o telhado para fazer a fixação dos painéis solares, conectando tudo de forma correta ao gerador na rede da sua empresa.

Então, vale mais a pena instalar Sistema Fotovoltaico no telhado ou Alugar Energia solar fotovoltaica?

Se a empresa não tem uma grande área de telhado para fazer a instalação dos painéis solares, nem recursos financeiros suficientes para um investimento dessa natureza, vale mais a pena alugar energia solar. A empresa que faz esta escolha não tem gasto e preocupação com obras. Apenas precisa fazer uma assinatura com o fornecedor, sem investimento e com desconto garantido. Isso acontece porque, na energia solar, a manutenção das placas solares fica por conta das Fazendas Solares, locais onde ocorre a geração de energia.

Resumindo, com o aluguel de energia solar, a sua empresa:

      Não precisa fazer obras para adaptar o espaço;

      Não tem que gastar com investimento;

      Não tem que se preocupar com a manutenção, que fica por conta das Fazendas Solares;

      Economiza na conta de energia elétrica mensalmente;

      Reduz gastos;     

      Começa a economizar imediatamente.

Com as Fazendas Solares parceiras da Liben, seu comércio, indústria, hotel ou condomínio pagam até 15% menos pela energia elétrica todos os meses. Faça sua simulação agora!

Quer começar a economizar na conta de luz agora? Acesse o nosso site e cadastre a sua empresa.

Compartilhe