O Relatório Especial sobre Empreendedorismo Feminino no Brasil, publicado pelo Sebrae em março passado, mostra que o Brasil possui a sétima maior proporção de mulheres entre as empreendedores iniciais do mundo, mas apenas 3,9 em cada 10 empreendedores se tornam donos de empresas – eles correspondem a 34% dos negócios. proprietários, na média nacional.
Esse debate sobre um dos pontos sensíveis do ecossistema de inovação no país e também em Santa Catarina – a baixa presença de mulheres na chefia de negócios – fará parte da Startup Summit, evento que reunirá cerca de 3,5 mil pessoas em nos dias 15 e 16 de agosto, no Centro de Convenções de Canasvieiras, em Florianópolis.
É o caso de Bettina Zanetti Ramos, cofundadora, vice-presidente e CTO da Nanovetores Tecnologia. Formada em Farmácia e depois de uma longa trajetória acadêmica com especialização em Biossegurança, mestre em Farmácia e doutorado em Química, a cientista tornou-se empreendedora em 2008, juntamente com o marido, ao criar uma empresa multinacional na área de nanotecnologia, levando a inovação brasileira a diversas continentes. “A partir do momento em que deixei minha formação acadêmica como cientista para me tornar uma empreendedora, fiz muito mais que quebrar paradigmas, comecei a servir como exemplo, incentivando outras mulheres a empreender. Essas ações precisam ser vistas e incentivadas ”, reforça.
Danielle Amaro também ficou do lado do marido quando criou o Paytrack, uma solução para gerenciamento de despesas e viagens corporativas, com sede em Blumenau. Foi executiva de multinacionais e teve uma carreira de 15 anos nas áreas comercial e de negócios antes de ingressar no ambiente de inicialização. “No ano passado, notei que o envolvimento de mulheres em eventos de tecnologia aumentou dramaticamente. Isso é muito encorajador, porque a presença feminina no palco consegue trazer audiências para o ecossistema, a relevância e os resultados que as mulheres têm trazido para a TI ”, comenta Danielle.
A programação completa do Startup Summit está disponível neste link – os ingressos para o evento estão esgotados há cerca de uma semana.
Liben, de Florianópolis, cria plataforma para aquisição de energia solar
O uso de energia solar para abastecimento doméstico, comércio e indústria é uma das principais tendências de sustentabilidade do país. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), a expectativa é de que a capacidade instalada neste ano aumente em 44% devido a investimentos no setor e preços competitivos.
Essa expansão também é uma oportunidade para o surgimento de novos negócios, como o que Liben, com sede em Florianópolis, desenvolveu. Acelerada pela Spin, a startup criou uma solução que permite uma escolha econômica, sem investimento prévio e com garantia de liberdade de energia por meio de planos de assinatura.
A idéia é fazer a ponte entre fornecedores e consumidores de energia solar, ressalta o empresário Fabio Machado (foto ao lado). A eletricidade é gerada em uma usina solar registrada na Liben e depois injetada na rede elétrica do distribuidor local. O total produzido acaba sendo dividido pelo distribuidor entre os clientes que assinaram o plano de inicialização. Após a divisão, cada consumidor recebe um desconto na conta equivalente à fração de energia a que tem direito. A empresa também realiza prospecção e gerenciamento de clientes.
Lages recebe “tour” do evento europeu WebSummit
Sexta-feira, 9 de agosto, Lages recebe uma etapa da turnê brasileira para divulgar o WebSummit, um dos maiores eventos de tecnologia e inovação do planeta que acontece em Portugal em novembro. O WebSummit On the Road passa por oito estados brasileiros – Lages será a única cidade que não é capital para sediar o evento – e expõe detalhes do ecossistema português a empresários e estudantes brasileiros em palestras e networking.A programação inclui palestras de Diogo Machado, da Glóbulo, organizadora do evento; Laio Gastaldello Zambelo do Bazar; Kaio Amarante, da UNIPLAC; Thiago Meneghel, do IFSC; Flavio Peron e Ema Cristina, que falarão sobre a nacionalidade portuguesa; e Thiago Matsumoto e Eduardo Migliorelli do Atlantic Hub.
Gratuito, o evento deve receber cerca de 300 participantes no Orion Technology Park – a inscrição pode ser feita no link: https://melhorevento.com.br/websummit/. Além da inscrição, os participantes poderão comprar um passaporte que lhes dará direito a várias atividades na cidade no fim de semana, além de serviços como acomodação e transferência.