Impacto do aumento de 18% na conta de luz em Pernambuco para os pequenos negócios

Neste artigo, vamos ver o que o futuro reserva e como as PMEs podem enfrentar o aumento dos custos da energia elétrica, principalmente no estado de Pernambuco.

Recentemente, a conta de luz em Pernambuco sofreu um reajuste de 18,98%. Com isso, donos de micro e pequenos negócios se perguntam o que podem fazer para que isso não tenha grandes impactos em suas receitas. 

Neste artigo, vamos ver o que o futuro reserva e como as PMEs podem enfrentar o aumento dos custos da energia elétrica, principalmente no estado de Pernambuco.

Por que a luz aumentou 18,98% em Pernambuco?

De acordo com a Neoenergia Pernambuco, o valor solicitado de reajuste foi de 18,98%, em média, por causa da escassez hídrica registrada em 2021, com redução histórica do nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, que elevaram os custos para geração de energia.

Além disso, por causa da crise hídrica, o Brasil acionou termelétricas de reserva, que têm custo mais elevado para geração de energia.

Para residências, de acordo com o G1, o aumento é de 18,5%. No consumo de baixa tensão, que inclui a maioria dos clientes, com exceção das casas, o aumento é de 18,97%. O reajuste para os consumidores de alta tensão, como indústrias e comércio médio e de grande porte, é de 19,01%.

Com os novos valores, o quilowatt-hora (kWh) aumentou de R$ 0,619 para R$ 0,74. Com isso, um consumidor que gastava R$ 100 com a conta de luz da própria casa, por exemplo, vai ter que pagar R$ 118,50 pelo mesmo volume de energia elétrica.

Quais são as consequências de contas mais altas para as pequenas empresas?

As pequenas empresas gastam entre 5% e 20% de seu gasto total em energia elétrica. Isso representa uma proporção significativa de seus custos totais de operação, o que significa que grandes aumentos de preços terão um grande impacto na capacidade das empresas de operar com lucro. 

Embora as tarifas de energia aumentem para todas as empresas, pequenas e grandes, o impacto será sentido mais intensamente pelas pequenas empresas que operam com margens mais apertadas e menor fluxo de caixa.

Os aumentos de preços podem ser repassados ​​aos consumidores?

As grandes empresas conseguem ter a flexibilidade de receber margens de lucro menores (ou mesmo ter algumas perdas) no curto a médio prazo, enquanto os varejistas independentes locais não desfrutam de tal luxo em suas finanças.

É mais provável que as pequenas empresas sejam forçadas a repassar seus aumentos de custos de funcionamento aos consumidores por meio de aumentos de preços, apenas para sobreviver. 

Isso, por sua vez, os coloca em desvantagem competitiva em relação às empresas maiores, desincentivando ainda mais os clientes a escolher pequenas empresas.

Melhorias na eficiência energética

Pode parecer uma solução simples para combater o aumento dos preços da energia, mas ao consumir menos energia, você pagará menos a cada mês.

A redução do consumo de energia já é um grande ponto de discussão nas áreas de sustentabilidade e ambientalismo, com o aumento da eficiência energética associado à redução das pegadas de carbono das organizações. 

Além de ser melhor para o meio ambiente, tornar-se mais eficiente em termos de energia será melhor para os resultados de sua empresa.

Qual é a melhor forma de aumentar a eficiência energética nas pequenas empresas?

Utilizar recursos de energia renovável é uma das melhores maneiras de economizar na conta de luz de uma empresa pequena. 

Mas aí surgem algumas questões:

  • Você tem espaço no telhado de sua empresa para instalar painéis solares?
  • O telhado tem boa exposição ao sol ao longo do dia, sem sombras de prédios ou árvores?
  • Se o imóvel for alugado, o proprietário permite a instalação do sistema solar?
  • Você está disposto a investir agora em um sistema que pode custar milhares de reais?
  • Caso não possa investir, está disposto a comprometer-se com um financiamento bancário por vários anos?

Se você respondeu “não” para qualquer uma dessas perguntas, temos a solução certa para você reduzir agora sua conta de luz, consumindo energia renovável e sem ter que fazer qualquer tipo de investimento ou obras em sua empresa.

Assinando a Liben, você aluga lotes de uma fazenda solar ou outra usina de energia renovável. Essa usina injeta energia elétrica na rede de sua concessionária local, gerando créditos que resultam em um abatimento na sua conta de luz.

Você continuará sendo atendido normalmente pela concessionária, porém, até 90% de sua demanda de energia será atendida pela Liben, que garante um desconto de até 15% em relação a sua tarifa de energia atual. 

E o melhor de tudo: você não pagará nada até receber os primeiros créditos da Liben na conta de luz da sua empresa.

Isso tudo é possível porque a ANEEL passou a permitir o compartilhamento de usinas pelos consumidores. Assim, a Liben lançou sua Assinatura de Energia Renovável, buscando facilitar o acesso das empresas a essas usinas que geram uma energia não somente mais limpa, mas também mais barata, garantindo o desconto na tarifa.

Como funciona a Liben na prática?

Funciona assim, nós somos parceiros de grandes usinas solares em Minas Gerais e Pernambuco. 

Então, ao aderir ao nosso plano de assinatura, sem fidelidade e totalmente online e gratuito, nós levamos a energia até seu comércio e você continua sendo cliente da sua concessionária.

Além disso, toda manutenção da usina é por nossa conta. Assim como toda burocracia envolvida no processo.

Pronto! Agora seu estabelecimento pode economizar milhares de reais por ano na conta de luz, e o melhor de tudo, com energia limpa.

Gostou? Envie sua conta de luz para receber uma simulação.

À medida que os preços das tarifas comerciais de energia aumentam, uma forma de reduzir o custo de sua conta de energia, sem ter dor de cabeça e sem burocracia, é assinar com a Liben. 

Além de toda a economia que sua empresa vai ter, aumentar a eficiência energética pode contribuir para reduzir as emissões de carbono, que são cruciais no combate às mudanças climáticas. 

Também tornará sua empresa mais atrativa para o público dos millenials, que preferem gastar seu dinheiro em lojas e empresas que são sustentáveis e cuidam do meio ambiente.

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