Google Meu Negócio para pequenas e médias empresas locais

Se você é dono de um negócio local e não conhece o Google Meu Negócio, você está deixando dinheiro na mesa. Ou melhor, você está deixando de ganhar muito, muito dinheiro.

Se você é dono de um negócio local e não conhece o Google Meu Negócio, você está deixando dinheiro na mesa. Ou melhor, você está deixando de ganhar muito, muito dinheiro.

Nunca ouviu falar sobre essa ferramenta? Acompanhe o raciocínio.

Hoje em dia quem é dono de padaria, açougue, restaurante, pizzaria ou qualquer estabelecimento, precisa ter presença na internet. Com o crescimento digital nos últimos anos, a maior rede de pesquisa do mundo – Google – lançou uma importante ferramenta gratuita para ajudar pequenos, médios e grandes empreendedores: o Google Meu Negócio.

O Google Meu Negócio é uma ferramenta que transformou o jeito que os clientes encontram estabelecimentos em todo o mundo. Para empresas locais, por exemplo, essa ferramenta se tornou uma vitrine virtual e elevou o número de vendas de dezenas de milhares de empresas.

Se você ainda não sabe o que é, não tem uma conta no Google Meu Negócio, nunca viu os recursos dessa plataforma e não sabe como usar essa ferramenta para alavancar de uma vez por todas suas vendas, você está deixando de ganhar muito dinheiro.

Fique conosco até o fim e veja:

– O que é Google Meu Negócio
– Como fazer o cadastro da sua empresa no Google Meu Negócio
– Como usar o Google Meu Negócio para ganhar dinheiro.

 

 

Além dessa tecnologia, muitas empresas locais estão pagando até 15% menos através das Fazendas Solares na conta de luz de forma totalmente gratuita. Quer saber mais? Acesse e confira!

 

Negócio Local Online


O QUE É GOOGLE MEU NEGÓCIO

O Google Meu Negócio é uma ferramenta totalmente gratuita para empresas locais que permite qualquer pessoa exibir sua empresa no meio digital. Isso acontece de forma orgânica através da rede de pesquisa da maior plataforma de buscas do mundo: o Google.

Com essa ferramenta, é possível que o empreendedor faça uma vitrine virtual do seu estabelecimento deixando para o cliente informações valiosas da sua empresa, como:

– Horário de funcionamento;

– Contato;

– Endereço;

– Web Site;

– Notas sobre o estabelecimento;

– Comentários de clientes.

COMO FAZER O CADASTRO DA SUA EMPRESA NO GOOGLE MEU NEGÓCIO

Se você ainda está perdido e não sabe como cadastrar sua empresa na ferramenta do Google, chegou o momento de aprender! 

Confira abaixo o passo a passo para transformar seu empreendimento em uma máquina de vendas utilizando o Google Meu Negócio. Tudo isso de forma totalmente gratuita. Confira!

1. ENTRE NO GOOGLE

Pelo seu computador, celular ou tablet, acesse o seu navegador(Google Chrome, Internet Explorer, Mozila Fire Fox, etc) e digite na barra de buscas “Google Meu Negócio”.

Rede de pesquisa do Google

2. ACESSE O SITE DO GOOGLE MEU NEGÓCIO

Na maioria das vezes, você vai entrar no primeiro site que aparecer em sua tela. Entretanto, caso você não encontre é só acessar aqui que você será levado direto para o destino certo.

Busca na rede de pesquisa Google Meu Negócio

3. ACESSE A PÁGINA E FAÇA SEU LOGIN

Ao acessar essa página, é só clicar em “Gerenciar agora” e acessar sua conta digitando seu e-mail e senha.

Cadastro Google Meu Negócio
Login e senha para entrar no Google Meu Negócio

4. PREENCHA AS INFORMAÇÕES DA SUA EMPRESA

Nessa etapa, caso sua empresa já esteja registrada é só você buscar pelo nome dela e seguir o passo a passo.

Busque ou Inclua o nome da sua empresa no Google Meu Negócio

Por outro lado, se for o primeiro registro da sua empresa você precisa clicar em “Inclua sua empresa no Google” e o caminho a ser perseguido será:

Colocar o nome da sua empresa;

Escolher a categoria que sua empresa se encaixa;

Adicionar um local no qual seu cliente possa visitar (físico);

Colocar o endereço exato do estabelecimento;

Confirmar se o endereço está certo no Maps do Google;

Informar ao Google se seu atendimento é apenas local ou não;

• Colocar todos os dados que você deseja que seu cliente veja;

• Concluir o cadastro.

Coloque o nome da sua empresa no Google Meu Negócio

É recomendável colocar o nome exato da sua empresa nesse campo, pois será por esse nome que seus clientes te encontrarão no Google ao pesquisar pelo seu estabelecimento ou assunto relacionado. 

Por exemplo, João possui um restaurante chamado Butecão de Minas muito bem conceituado na região central de Belo Horizonte. 

José está visitando a capital mineira e foi informado que a comida mineira é referência nacional. Ao pesquisar por “Butecão de Minas”, José encontra o estabelecimento de João na primeira página do Google com todas as informações necessárias.

Portanto, ao informar o nome da sua empresa o mais sensato é colocar exatamente o nome do seu estabelecimento. Assim não causa confusão na cabeça dos usuários.

Coloque a categoria da sua empresa no Google Meu Negócio

Segundo o próprio Google, as categorias servem para descrever sua empresa e alcançar aqueles clientes que pesquisam sobre produtos ou serviços que você oferece.

Por exemplo, João – dono do Butecão de Minas – se enquadra na categoria “restaurante”. Logo, ao informar essa categoria fica mais fácil do estabelecimento de João ser exibido nos resultados de pesquisa quando alguém busca por “comida mineira”, “comida”, “marmita”.

Essa é apenas uma de diversas formas que você pode ser classificado na rede de pesquisa do Google.

Exiba o local da sua empresa no Google Meu Negócio

No caso do João, como ele possui um restaurante que atende em lugar físico é vantajoso ele aparecer no Google Maps. 

O que é Google Maps? Essa ferramenta do próprio Google oferece aos seus usuários a visualização de mapas e imagens via satélite de forma gratuita.

No geral, a maioria das empresas locais desejam aparecer no Google Maps. Isso traz uma grande vantagem para os empreendedores, pois com o Maps ativado o cliente não encontra dificuldades em chegar até o destino do estabelecimento.

Preencha o endereço do seu estabelecimento no Google Meu Negócio

Informar todos os dados necessários para o endereço. No caso do Butecão de Minas, o endereço seria rua XXXXX, nº XXX, bairro: centro, cidade: Belo Horizonte – estado: MG e CEP: XXXXX-XXX.

O Google vai mostrar para você se o endereço está correto. O pino vermelho é o endereço exato informado anteriormente. Caso o endereço não esteja no ponto que você deseja, é possível alocar o pino e colocá-lo exatamente onde você quiser.

No caso do João, dono do Butecão de Minas, ele faz entrega de marmitas para bairros vizinhos. Ao marcar “Sim, também atendo clientes fora do meu local” ele é redirecionado para essa página 

aqui ele informa os bairros que ele atende. Por exemplo: centro – Belo Horizonte, Funcionários – Belo Horizonte, Floresta – Belo Horizonte. Assim, ele tem mais visibilidade também para bairros vizinhos no qual ele atende.

Caso não seja seu caso, é só marcar a outra opção e seguir com o cadastro normalmente.

Essa parte é extremamente relevante. É aqui que você vai colocar o número de contato do seu estabelecimento, sendo número pessoal ou não. 

Caso seu estabelecimento tenha site, é interessante informar para facilitar a consulta do cliente quando estiver navegando pela internet e encontrar seu negócio.

Porém, se não for o seu caso e você não tiver interesse em criar um site gratuito pelo Google é só marcar a segunda opção “não preciso de um site” e continuar o seu cadastro.

Parabéns! Você já tem sua empresa cadastrada no Google Meu Negócio. 

O Google vai enviar um código postal para o endereço cadastrado, é só verificar a sua empresa e seguir os passos apontados na carta enviada pelo Google para você.

COMO USAR O GOOGLE MEU NEGÓCIO PARA VENDER

Após criar a conta e fazer todas as ações necessárias solicitadas pelo próprio Google dentro da ferramenta, é hora de ganhar dinheiro.

Você provavelmente já possui um processo de atendimento e vendas dentro do seu estabelecimento. Certo? Ao incluir seu negócio no mundo digital, nada muda! Você terá que responder a todos os clientes que mandarem mensagem, atender ligações de clientes curiosos, atender diversos tipos de clientes que antes não o conheciam. 

Enfim, com a ferramenta do Google Meu Negócio a seu favor, a única coisa que você precisa fazer é: atender seus novos clientes. Coisa que você já fez há anos!

Para atrair mais clientes, é necessário seguir algumas dicas para ter sucesso na plataforma.

#DICA 1: ATUALIZE CONSTANTEMENTE SEU PERFIL

Manter o perfil atualizado na ferramenta é a chave para o sucesso. Sempre que possível, atualize o cardápio caso você tenha um restaurante, padaria, sorveteria ou até mesmo um supermercado. Isso traz clientes mais qualificados para sua loja. 

Tenha sempre o horário de funcionamento e telefone atualizado. Isso é a regra mais básica para causar boa impressão para o cliente. 

Vamos supor que José veio para Minas Gerais e está querendo experimentar um delicioso pão de queijo. 

Maria, dona da melhor padaria de Belo Horizonte quando o assunto é pão de queijo tem seu estabelecimento no Google Meu Negócio.  

José é um homem antenado, a primeira coisa que ele fez foi pesquisar no Google “Pão de Queijo” e encontrou a padaria de Maria na rede de pesquisa. Contente em ver que o estabelecimento está aberto, ele pega a chave do seu carro e vai até o estabelecimento utilizando o Google Maps que a própria ferramenta fornece. 

Chegando lá, ele é surpreendido. Apesar da informação que o estabelecimento está aberto ao pesquisar no Google, infelizmente a informação estava errada. Dona Maria esqueceu de atualizar o horário de funcionamento da sua padaria no Google Meu Negócio.

Descontente pelo tempo perdido, José decidiu ir à padaria do outro lado da rua e experimentar outro pão de queijo. Surpreendentemente, ele achou o pão de queijo maravilhoso! Ligou para seus amigos informando que apesar da padaria de Maria estar fechada, ele encontrou outra padaria na esquina da frente com um pão de queijo divino e recomendou para todos.

Moral da história: Maria perdeu José como cliente e, provavelmente, seus amigos que estavam em Minas Gerais vão preferir experimentar o pão de queijo da padaria da esquina ao invés o dela. Mesmo que o pão de queijo da dona Maria seja o melhor de Minas Gerais.

Entendeu a importância de deixar o perfil sempre atualizado? 

#DICA 2: ENTENDA A FERRAMENTA

Você pode atender bem os clientes, ter seus produtos, endereço, número atualizados. Com isso você já consegue aumentar o número de vendas no seu estabelecimento. Vai ganhar dinheiro. Porém, sem entender como a ferramenta funciona, o crescimento não acontece.

Ao entrar no Google Meu Negócio, a primeira coisa que você nota é uma barra no lado esquerdo com diversas informações. Como por exemplo: postagens, informações, insights, avaliações, mensagens. 

É muita informação que você precisa clicar e investigar cada uma delas!

A opção Insights traz diversas informações interessantes para o negócio local. É nessa parte que você encontra quantas pessoas que realizaram pesquisa direta, que descobriram seu estabelecimento organicamente.

Nesse exemplo, percebe-se que a grande maioria de cliques que esse estabelecimento recebeu foram de pessoas que estavam pesquisando uma categoria, um produto ou um serviço parecido com o que esse estabelecimento oferece.

Quando isso acontece, é dito que essas pessoas vieram organicamente para seu estabelecimento. Ou seja, não foi gasto um único centavo para atrair esses possíveis compradores.

Além disso, é possível ver quantas visualizações seu estabelecimento recebeu durante um determinado período.

A ficha na Pesquisa do Google quer dizer quantas pessoas visualizaram seu estabelecimento buscando pela rede de pesquisa. Já a ficha no Google Maps foi o número de pessoas que visualizaram seu estabelecimento através do Maps.

Lembra que ensinamos você sobre a importância de cadastrar sua empresa no Google Maps? Há uma grande diferença entre quem está na rede de pesquisa e quem está pesquisando no Maps.

Além disso, a ferramenta propõe com detalhes quantos clientes ligaram para seu estabelecimento, solicitaram rota ou acessaram seu site vindo do Google Meu Negócio.

Existem diversas outras funcionalidades dentro do Google Meu Negócio. Mas apenas com essas informações, você já consegue monitorar de perto, ganhar dinheiro e criar estratégias eficazes para atrair mais clientes em determinados períodos do ano.

CONCLUSÃO

Após saber o que é, como criar e entender um pouco sobre a ferramenta Google Meu Negócio, é inquestionável que realmente ela veio para transformar o jeito que as empresas pequenas, médias e grandes estão posicionadas no mundo digital.

Você que possui um restaurante, açougue, pizzaria, supermercado e ainda não criou uma conta na ferramenta, crie agora mesmo. Muitas empresas já estão entendendo como a internet pode alavancar seu negócio e, com isso, ganhar muito, muito dinheiro através do aumento de vendas.

Quer começar a economizar na conta de luz agora? Acesse o nosso site e saiba mais!

 

Compartilhe