Fazenda Solar -
Com o intuito de democratizar e viabilizar o consumo sustentável de energia, as Fazendas Solares vêm ajudando empresas e condomínios a pagarem menos com energia elétrica.
O termo surgiu na década de 90, quando o governo alemão decidiu incentivar a prática de instalação das usinas fotovoltaicas por grandes fazendeiros e propriedades privadas. Com a produção da energia proveniente do sol, esses indivíduos conseguiam suprir suas próprias demandas e ainda obter uma renda com a energia excedente que era vendida às distribuidoras locais.
Foi dessa maneira que surgiram as primeiras Fazendas Solares no mundo. Uma inovação que começou no interior da Alemanha e já é realidade em vários países do planeta!

O que são Fazendas Solares?
Quando o assunto é Geração Compartilhada e Fazendas Solares, o estado de Minas Gerais vem se destacando no cenário nacional.
Sendo o estado líder na Geração Compartilhada, muitas áreas que antes eram tomadas pela pastagem para alimentar o gado têm sido convertidas em Fazendas Solares. Isso permitiu aos donos trocarem a dor de cabeça da seca e falta d’água deste país tropical, pela oportunidade da geração de energia limpa e sustentável.
As Fazendas Solares de Minas Gerais, são grandes áreas destinadas para implementação e instalação de placas fotovoltaicas. Esses equipamentos têm como principal função transformar a irradiação proveniente do sol em energia elétrica, por meio do efeito fotovoltaico.
O sol forte, que antes os donos de terras viam como um vilão, tornou-se um grande aliado não apenas para essas pessoas que vivem no campo.
Com esse modelo inovador das Fazendas Solares, é possível também ampliar o uso da energia solar para quem tem algum tipo de empreendimento na cidade e não possui condições financeiras ou espaço disponível para instalar um sistema fotovoltaico em seu telhado.
Percebe que todos ganham com essa inovação? As pessoas que vivem no campo, os diversos empreendimentos da cidade e o planeta devido ser um modelo sustentável.
Como as Fazendas Solares funcionam?
O funcionamento é o mesmo dos sistemas instalados em telhados de residências ou estabelecimentos. A diferença é que se trata de centenas ou até milhares de placas reunidas em um só lugar e em terra firme.
O processo funciona da seguinte maneira:
1 – A irradiação solar incide sobre as placas fotovoltaicas, as quais possuem células de silício que convertem a luminosidade em corrente elétrica.
2 – Com a energia gerada, essa passa por um equipamento chamado de inversor que tem como principal finalidade converter a energia elétrica de corrente contínua para corrente alternada.
3 – Essa energia passa por um transformador tendo sua tensão elevada para um valor compatível para ser injetada na rede de energia da concessionária local.
4 – A concessionária, então distribui essa energia injetada na rede para os empreendimentos, condomínios e casas que aderiram ao modelo de energia limpa e sustentável.
Os benefícios das Fazendas Solares
A energia elétrica que provém das Fazendas Solares através das placas fotovoltaicas traz uma diminuição gigantesca no impacto ambiental em relação as outras alternativas.
Para se ter uma ideia, a principal forma de geração de energia elétrica utilizada atualmente no Brasil são as grandes usinas hidrelétricas. Essas são responsáveis por inundar uma grande área que, dependendo do lugar, pode afetar diretamente pequenos povoados, a fauna e a flora local.
Em contrapartida, a energia proveniente das Fazendas Solares é totalmente limpa, não há poluição sonora e é totalmente sustentável. Além disso, quem consome energia das Fazendas Solares não precisa fazer nenhum investimento nem ter espaço físico disponível. Desse modo, as Fazendas Solares se tornam muito mais acessíveis do que a aquisição de um sistema fotovoltaico próprio.
Por conta disso, a Geração Compartilhada em Minas Gerais tem se mostrado uma excelente alternativa para comerciantes, síndicos de condomínios e donos de indústrias que conseguem pagar menos com as Fazendas Solares até 15% na conta de luz sem nenhum tipo de investimento, instalação ou obra.
Para quem são indicadas as Fazendas Solares?
Esse modelo é indicado para qualquer pessoa. Porém, há alguns pontos relevantes que precisam ser levados em considerações para ver qual a melhor opção para cada tipo de perfil antes de pedir uma consultoria via whatsapp.
Se sua empresa está em um imóvel próprio e possui um telhado com boa exposição ao sol durante todo o período do ano, e você não se incomoda com as obras e manutenção periódicas necessárias, você pode adquirir um sistema fotovoltaico para gerar sua energia no próprio local. Você também precisará fazer um investimento relativamente alto: para atender a demanda de energia de uma empresa que possua conta de luz de R$3 mil, o investimento é próximo de R$100 mil.
Agora se esse não for seu caso, há alternativas bem interessantes disponíveis no mercado. Com a assinatura de uma Fazenda Solar, você que é dono de comércio, indústria, hotel ou síndico de um condomínio, fique sabendo que você pode usufruir dessa inovação sem qualquer custo de instalação ou fidelidade.
Com as Fazendas Solares parceiras da Liben, seu comércio, indústria, hotel ou condomínio pagam até 15% menos pela energia elétrica todos os meses. Faça sua simulação agora!