Economizar energia do restaurante ou do bar, para tentar reduzir custos na contas mensais, é uma das obsessões constante de todo empresário desse ramo.
Mas não poderia ser diferente. O Brasil atravessa uma crise econômica histórica por si só. E não o bastante, surge a Pandemia e a crise hídrica que resulta numa escalada nos valores da conta de energia.
A seca afeta importantes reservatórios no Brasil. É a pior das últimas nove décadas, e traz resultados diretos nos valores da conta de energia.
O sistema hidrelétrico é o principal da matriz energética brasileira. Acontece, portanto, que com a produção comprometida pela seca, termelétricas têm que ser acionadas. E quem paga o preço desses acionamentos é o consumidor através dos reajustes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Diante de toda essa problemática, nós da Liben, que somos especialistas em trazer alternativas de economia de energia e democratizar o acesso à energia limpa para pequenas e médias empresas, separamos 7 dicas para você economizar energia do restaurante ou do seu bar.
1. Ar-condicionado
Tente optar por modelos de ar-condicionado inverter, que são mais eficientes e econômicos porque a temperatura no ambiente tende a ser mais constante, já que o compressor funciona em rotação variável e contínua.
Esse sistema traz mais conforto, menor nível de ruído e podendo alcançar até 40% de economia de energia em relação aos aparelhos convencionais.
2. Iluminação
A luz natural do dia traz um clima bom para dentro do ambiente. Se possível, aproveite a luz natural abrindo janelas e cortinas.
Outra dica em relação à iluminação para economizar energia do restaurante é pintar as paredes e tetos com cores claras, pois refletem a luz.
Procure trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou do tipo LED. Essas consomem de 60% a 80% menos energia e aquecem menos o ambiente.
Vale destacar que é importante desligar todas as luzes sempre que terminar o expediente.
3. Televisão e computadores
A televisão ainda é um aparelho importante de entretenimento nos bares e restaurantes, mas não deixe que se torne uma vilã pro seu bolso. Portanto, nunca deixe a TV ligada quando não tiver ninguém assistindo.
Substitua os aparelhos antigos por mais modernos. Esses já são fabricados para o menor consumo de energia possível.
4. Geladeiras e freezers
Para economizar energia do restaurante ou do bar, oriente a todos e todas que não abram a porta da geladeira ou do freezer desnecessariamente para não forçar o motor do eletrodoméstico.
Verifique se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função perfeitamente. E jamais utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos.
5. Faça manutenção da rede elétrica
As instalações elétricas antigas podem consumir energia de forma excessiva. Por isso, todo o sistema deve ser revisado, desde a caixa de distribuição até as tomadas.
Verifique se os aparelhos estão esquentando demais, se há fios derretidos, queima de aparelhos ou quedas constantes de energia.
Esses são alertas de sobrecarga de energia, que além de tudo, é uma dos principais riscos de incêndios.
6. Oriente os colaboradores
Para economizar energia do restaurante ou do bar, não basta apenas o gerente ou proprietários se esforçar.
É importante que toda a equipe esteja ciente do que fazer para reduzir esses custos e a importância dessas medidas, explicando os motivos pelos quais cada prática dessa está sendo necessária no momento.
7. Aluguel de usina solar
O aluguel de usinar solar é o sistema mais prático de ter acesso à energia limpa e mais barata para as pequenas e médias empresas, principalmente padarias, bares e restaurantes.
Nesta modalidade, o empresário não precisa se preocupar com instalação de painéis solares nem com obras. O fornecimento de energia chega através da própria rede distribuidora convencional.
Também não há taxas. O cliente apenas paga pelo trabalho da distribuição mensal. No entanto, ao comparar com o valor que já se paga no fornecimento convencional, a redução dos gastos é de até 20%.
Como ter acesso ao sistema fotovoltaico e economizar energia do restaurante?
Ao longo dos tempos, diante da atual crise hídrica que tem aumentado o preço da energia elétrica convencional, a energia solar tem sido uma alternativa de economia.
A energia solar vem de uma fonte limpa e de graça. Portanto, a utilização desse recurso já era naturalmente inevitável na sociedade.
No Brasil, a energia solar está cada vez mais acessível. E essa modalidade tem sido o segredo de sucesso e modernização de muitas pequenas e médias empresas.
Gostou das dicas? Acredita que economizar energia na empresa ou em casa é mais fácil do que imaginava?
Ao clicar aqui você entra em contato com a gente para mais informações sobre fornecimento de energia solar e como economizar energia no seu comércio.