Assim que você recebe a sua conta de luz da CELPE dá aquela sensação que está pagando muito caro? Diversas pessoas sentem isso também.
De acordo com uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (IBOPE) e também pela Abraceel, mais de 80% da população brasileira acham que está pagando muito caro pela energia elétrica de suas casas, apartamentos, empresas, indústrias ou condomínios.
VOCÊ SABE O QUE PAGA NA CONTA DE LUZ DA CELPE?
Quase ninguém se importa com o que será dito aqui. Mas se você sair daqui sabendo para onde seu dinheiro vai na hora de pagar a conta de energia elétrica, é provável que você consiga economizar muito.
A tarifa de energia elétrica que você paga na conta de luz advém de diversos fatores, tais como:
– Custos que as usinas possuem para produzirem energia elétrica;
– Impostos federais (PIS, COFINS);
– Impostos estaduais (ICMS);
– Impostos municipais (TCIP);
– Diversos encargos e subsídios;
– As bandeiras tarifárias;
– O consumo propriamente dito.
A maioria da população brasileira rasga dinheiro por não entenderem esses conceitos básicos. E pode acreditar: você também pode está nessa estatística. Quando o assunto é impostos há basicamente três níveis
1) Impostos federais
2) Impostos estaduais
3) Impostos municipais
Se tratando de produtos essenciais como energia elétrica, água, esgoto, alimentação, combustível, os impostos podem parecer um assunto maçante e desinteressante no início. Só no início.
Entender o que se paga na conta de energia elétrica da CELPE é o que vai fazer você, privilegiado por esse conteúdo, não rasgar seu dinheiro suado conquistado através do trabalho duro do dia-a-dia.
Se você está aqui, com certeza a sua principal preocupação é entender o básico sobre sua conta de luz e economizar. Por isso, foi feito um passo a passo detalhado sobre como analisar sua conta de luz da CELPE. Confira!
REVELANDO COMO FUNCIONA A CONTA DE ENERGIA ELÉTRICA DA CELPE
Com quase quatro milhões de clientes, a CELPE é a maior concessionária de energia elétrica do estado de Pernambuco.
Logo no início já deu para você perceber da importância de conhecer o que se paga na sua conta de luz. Certo? Agora, você sabe como analisar a conta de luz da sua empresa, indústria, condomínio ou residência?
Entenda agora por que sua conta de luz da CELPE é tão cara!

1. DADOS DA CONCESSIONÁRIA
Esse campo é destinado para informações da concessionária CELPE. Aqui você pode obter informações como:
- Endereço completo da concessionária: você vai encontrar o nome completo da concessionária, endereço, bairro, CEP, cidade e CNPJ.
O principal intuito desse campo é mostrar as informações da CELPE. Com isso, é possível você identificar onde solicitar serviços, buscar informações, ligar para a equipe de telecomunicações, etc.
Conta de Luz da CELPE – Passo a Passo
2. INFORMAÇÕES DOS CLIENTES DA CELPE
Esse campo é destinado para informações do cliente. Há duas maneiras desse campo ser preenchido:
• Pessoa jurídica: você vai encontrar o nome completo da pessoa, endereço, bairro, CEP, cidade e CPF.
• Pessoa física: você vai encontrar o nome fantasia da empresa, endereço, bairro, CEP, cidade e CNPJ.
O principal intuito desse campo é mostrar se as informações dos clientes estão de acordo. Caso tenha algum dado errado, é recomendável ligar para o atendimento da CELPE e conversar com uma das atendentes.
Conta de Luz da CELPE – Passo 2
3. DATA DE VENCIMENTO, TOTAL A PAGAR, DATA DE EMISSÃO, CLASSIFICAÇÃO E MODALIDADE TARIFÁRIA.
Essa parte na conta de luz da CELPE consiste em informar, de forma resumida, tudo que o cliente precisa saber.
⇒ Data de vencimento: período limite que o cliente tem para pagar a conta de energia elétrica sem ficar inadimplente com a concessionária.
⇒ Total a pagar: o valor total da conta de luz a pagar. Já incluso todos os encargos e tarifas.
⇒ Data de emissão: A data exata em que a emissão da fatura de energia elétrica foi efetuada.
⇒ Classificação: Essa parte consiste em informar em qual classe, subclasse e modalidade tarifária o cliente se enquadra, além das datas de leitura e de emissão da fatura.
⇒ Classe e subclasse: informa em qual meio tarifário o cliente ou seu estabelecimento está inserido.
Há quatro classes para clientes atendidos em baixa tensão. Dentro dessas classes existem diversas subclasses que serão classificadas de acordo com a necessidade de cada cliente da CELPE.
Por exemplo:
⇒ Modalidade tarifária: As modalidades podem ser dividas em:
Conta de Luz da CELPE – Passo 3
4. DESCRIÇÃO DA NOTA FISCAL
Este campo descreve os itens que compõem a conta de luz.
⇒ Consumo Ativo(kWh)-TUSD: chamada de Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD), é o valor financeiro único determinado pela ANEEL, em R$/MWh, utilizado para efetuar o faturamento mensal referente ao sistema de distribuição de energia elétrica pelo uso do sistema. Essa tarifa cobre os custos com as instalações, equipamentos e componentes da rede de distribuição utilizados para levar a energia com qualidade.
O cálculo dessa tarifa na conta de energia elétrica da CELPE é feita da seguinte forma:
TUSD = quantidade consumida * preço da tarifa aplicada
Onde o preço, nessa ocasião, foi de 0,47384164.
⇒ Consumo Ativo(kWh)-TE: chamada como Tarifa de Energia (TE), é o valor da energia consumida em sua casa mensalmente determinado pela ANEEL, em R$/MWh, utilizado para efetuar o faturamento mensal referente ao consumo de energia.
O cálculo dessa tarifa na conta de energia elétrica da CELPE é feita da seguinte forma:
TE = quantidade consumida * preço da tarifa aplicada
Onde o preço, nessa ocasião, foi de 0,36829912.
⇒ Acréscimo Bandeira: desde o ano de 2015 está vigente o Sistema de Bandeiras Tarifárias, que apresenta as seguintes modalidades: verde, amarela e vermelha.
As cores das bandeiras tarifárias vieram com o mesmo intuito que as cores dos semáforos das cidades brasileiras: informar as condições atuais do sistema elétrico brasileiro em termos do custo de geração da energia elétrica. Sendo verde condições favoráveis, amarelo menos favoráveis e vermelho nada favorável. Essa última quando boa parte das termelétricas mais caras precisam ser acionadas para atender a demanda energética do país.
⇒ Contribuição Rural Pública Municipal: segundo o próprio site da concessionária CELPE, a Iluminação Pública proporciona cidades mais iluminadas, oferece mais atratividade para as atividades comerciais e de turismo, além de proporcionar melhor qualidade de vida por meio da segurança.
Você pode ter observado que na sua conta de luz há um valor referente à Iluminação Pública, nestes casos, a Celpe arrecada esse valor para o município e direciona para as prefeituras. Cada município, de acordo com análises específicas de custeio do serviço, pode instituir a CIP e seus critérios legais de cobrança, sendo deste a responsabilidade pela manutenção das luminárias das vias públicas, de acordo com o art. 21 da RN 414/2010 ANEEL.
A CIP ou a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (COSIP) tem fundamento legal no art. 149-A da Constituição Federal.
A conta de luz apresentado nesse artigo, apresenta a seguinte base de cálculo:
Caso você seja cliente da CELPE e deseja saber como é aplicado a taxa de iluminação pública é só ir em Contribuição de Iluminação Pública – CIP.
⇒ ICMS: imposto estadual que varia de estado para estado.
Conta de Luz da CELPE – Passo 4
5. HISTÓRICO DE CONSUMO
O histórico de consumo registra basicamente o consumo dos últimos 13 meses. Essa parte é boa para você identificar e comparar o que está sendo faturado em sua conta ao longo do ano.
Nesse campo você consegue fazer, por exemplo, a média anual de consumo de sua empresa, condomínio ou residência. Além disso, você consegue identificar qual foi o mês que gastou mais energia e menos energia elétrica. A partir desses dados, você consegue tomar algumas medidas para economizar energia elétrica e diminuir a sua conta de luz em determinados períodos do ano, por exemplo.
Poucos sabem disso. Caso você tenha uma empresa ou seja síndico de algum condomínio, você tem a opção de reduzir seu consumo médio em até 15% sem fazer nenhuma obra, instalação ou investimento. Saiba mais!
Conta de Luz da CELPE – Passo 5
6. INFORMAÇÕES DE TRIBUTOS
Nesse campo são apresentados os impostos federais e municipais presentes em uma conta de luz.
ICMS ⇒ Como já dito, esse é um imposto estadual.
Para calcular esse imposto é feito o seguinte cálculo:
ICMS = Valor Total da Composição de Consumo * 25%
PIS e COFINS ⇒ Esses são impostos federais.
Para calcular esse imposto é feito o seguinte cálculo, respectivamente:
PIS = Valor Total da Composição de Consumo * 1,21%
e
COFINS = Valor Total da Composição de Consumo * 5,59%
Conta de Luz da CELPE – Passo 6
7. DEMONSTRATIVO DE CONSUMO DESTA NOTA FISCAL
Esse campo fornece algumas informações importantes para os clientes CELPE.
O número do medidor de cada cliente CELPE, tipo de função para o cálculo de base, data anterior e atual de leitura, número de dias corridos de consumo, a constante, ajuste e consumo total em kWh.
Conta de Luz da CELPE – Passo 7
8. DURAÇÃO E FREQUÊNCIA DAS INTERRUPÇÕES
A CELPE tem uma obrigação na prestação do serviço que oferece. Com isso, para prezar a energia na casa de seus clientes a concessionária tem uma meta mês a ser cumprida.
Esse campo fornece informações sobre horas totais sem energia elétrica no mês, trimestre e durante todo o ano. Caso a CELPE ultrapasse a meta apurada em cada momento, a concessionária sobre punições como multas devido ao não cumprimento do acordo estabelecido.
Conta de Luz da CELPE – Passo 8
9-10. INFORMAÇÕES IMPORTANTES E NÍVEIS DE TENSÃO
As informações dadas nesses campos são: bandeira em vigor naquela medição, informações de locais próximos para pagamento da conta de energia elétrica, site da concessionária.
Caso o cliente atrase no pagamento da conta, é gerada uma multa no valor de 2% com juros de 1% ao mês a ser paga no próximo mês.
Já os níveis de tensão consistem na obrigação que a concessionária tem para fornecer ao seu cliente. Por exemplo: se um determinado estabelecimento possui tensão nominal de 220V, a concessionária tem a obrigação de entregar uma tensão variando entre 202V e 231V.
O mesmo se aplica caso o cliente tenha uma tensão nominal de 380V.
Conta de Luz da CELPE – Passo 9 e 10
11. DURAÇÃO E FREQUÊNCIA DAS INTERRUPÇÕES
Campo destinado para informações de pagamento. Aqui o cliente da CELPE encontra o código de débito automático, número de contrato dele, a data de vencimento da conta, mês referente.
O principal a ser observado nessa área é o total a pagar. Esse total representa o valor da conta de energia elétrica da CELPE daquele mês, já incluindo todos os encargos, tributos, impostos e multas.
Conta de Luz da CELPE – Passo 11
CONCLUSÃO
Dessa maneira, foi discutido todas as partes de uma conta de energia elétrica. Você agora está no seleto grupo de pessoas que entendem ao menos o básico sobre a leitura de uma conta de luz.
E sabe do melhor? Agora você só rasgará seu dinheiro pagando uma conta de luz cara se quiser!
Foi visto que todo cliente da CELPE possui um número de instalação e um número de conta contrato, esses números são essenciais quando o cliente precisar solicitar algum serviço da concessionária de energia.
Além disso, o fator que mais interfere na conta de luz do cliente são os impostos. São diversos impostos, encargos, subsídios, taxas que juntando tudo o consumidor paga entre 25% a 30% a mais na conta.